segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Noticias de Missões

NOTICIAS DE MISSÕES

NIGÉRIA

O Arcebispo de Abuja, Dom Olorunfemi Onaiyekan, admitiu ontem que a Igreja nigeriana está “triste e profundamente preocupada”, pelo atentado praticado contra a sede das Nações Unidas, d no último dia 26 de agosto.

No atentado, que destruiu a sede local das Nações Unidas, um suicida invadiu o edifício, situado no bairro das embaixadas, e com a sua explosão provocou deixando 18 mortos e numerosos feridos com a explosão. O atentado foi atribuído à seita Boko Haram.
“Não sabemos onde estas pessoas querem chegar e me questiono sobre as forças que possam estar por trás destes fatos”, - declarou o Arcebispo. “Esperamos uma resposta adequada do governo para acabar com estas essas violências”.

A seita Boko Haram é originária do norte da Nigéria, onde já praticou diversos atentados contra as forças da polícia e lugares de culto muçulmanos e cristãos. Um deles foi a Catedral de Maiduguri, capital da província de Borno, no nordeste, gravemente destruída em junho.

BANGLADESH

- Este mês, centenas de cristãos protestaram contra a detenção de dois líderes da igreja em uma delegacia no sul de Bangladesh, após um cristão ter sido informado de que um ativista do partido do governo tinha ocupado sua casa.

Bablu Biswasm, do distrito de Gopalganj, tinha apresentado uma queixa à polícia, acusando o filho do dirigente da Liga Awami de Bangladesh (AL) de ocupar ilegalmente sua casa. Biswasm disse que Sohel Miah tomou sua casa em 23 de julho. Miah também é ativo na AL.

Um oficial da polícia de Gopalganj convocou os cristãos e os líderes do partido que está no poder, que são muçulmanos, para irem à delegacia resolver esse impasse. Onukul Biswasm, pastor da Assembleia de Deus, também estava presente na reunião.

“A ideia dos dirigentes do partido era de que deveríamos aceitar tudo o que eles dissessem; se argumentássemos alguma coisa, eles ficariam irritados”, disse o pastor Biswasm. “Em certo momento, Miah empurrou um dos nossos líderes mais idosos da igreja. Ele o empurrou várias vezes e deu um soco em seu nariz.”

Os cristãos deixaram a delegacia protestando contra o ataque sofrido por seu líder idoso, disse o pastor Biswas, mas enquanto eles protestavam, Miah e seus apoiantes bateram em Mitul Bala, pastor também idoso, da Igreja do Nazareno em Bangladesh.

“O espancamento de dois líderesidosos trouxe indignação a toda a comunidade cristã”, disse Biswas.

Os cristãos de Gopalganj rapidamente se mobilizaram, reunindo-se para protestar contra o tratamento recebido pelos cristãos, na delegacia. Os manifestantes apresentaram uma carta de protesto ao chefe do distrito, que prometeu resolver a questão em uma semana.

Bangladesh é a terceira maior nação muçulmana do mundo, com um percentual de 89% de muçulmanos em uma população de 164,4 milhões de habitantes, de acordo com a World Operation. Os cristãos representam menos de 1% da população e os hindus, 9%.

CHINA

Na noite do dia 31 de agosto, após 7 anos e meio preso, o pastor Zhang foi libertado da prisão em Kaifeng.

Aprisionado desde dezembro de 2004, pastor Zhang da Igreja China para Cristo havia sido detido cinco vezes antes e passou 12 anos no total na prisão. Ele tinha muitas doenças crônicas, pois havia sofrido um acidente vascular cerebral em 2007 enquanto cumpria sua última sentença .

Pastor da igreja doméstica por 30 anos, Zhang foi preso em 1974 e passou sete anos no campo de trabalhos forçados em Hua Xi, acusado pelas autoridades pelo crime de “contra-revolucionário, sob pretexto de religião.”

Pastor Zhang é grato ao Senhor e a todos aqueles que se uniram em oração pela situação dele. Agora ele quer viajar para uma cidade litorânea com um membro de sua família. “Preciso de um tempo de tranquilidade para descansar em Deus e buscar Sua vontade para o futuro do ministério”, afirmou.

Mesmo após a libertação do pastor, é incerto se os funcionários do governo ainda estão o mantendo sob vigilância.

Ore pela vida do pastor Zhang, agradeça a Deus pela sua libertação da prisão após tantos anos e para que Deus direcione sua vida segundo Seus propósitos.

NORUEGA

Um ex-muçulmano convertido ao cristianismo foi atacado com água fervendo e ácido por muçulmanos em um centro de recepção para solicitantes de asilo político na Noruega.

De acordo com a agência Mohabat News, Ali (nome fictício), um solicitante de asilo político em um centro de imigrantes em Jaeren, Noruega, teve água fervendo derramada em seu corpo depois que se converteu ao cristianismo e se recusou a obedecer às regras de jejum do ramadã. Ele e outros convertidos do centro agora temem por suas vidas.

Ainda de acordo com a Mohabat News, o incidente foi acompanhado da mensagem de outros solicitantes de asilo: “Se vocês não retornarem ao islã, nós os mataremos”.

Ali não quer revelar seu verdadeiro nome por medo de represálias. Esse também é o motivo pelo qual ele foi fotografado de cabeça baixa na imagem anexa.

A agência noticia que as autoridades afegãs descobriram sobre o incidente, e que por isso ele estava para ser deportado. Ali teme o risco de ser sentenciado à morte por apedrejamento.

Ele sobreviveu ao incidente, mas foi ficou com as costas desfiguradas, cobertas de pele descamada por baixo das bandagens.

Seu companheiro de quarto, Reza, também cristão, tem cuidado de suas feridas que não param de sangrar. Mesmo assim, Ali — com o rosto contorcido em dor — mantém uma voz calma enquanto conta sua história.

“Dois residentes muçulmanos me perguntaram por que eu não havia jejuado durante o ramadã”. Quando eu me recusei a responder, eles começaram a discutir o assunto. “Um deles me disse que sabia que eu era um muçulmano e que havia me convertido ao cristianismo, e que eles deveriam usar a Jihad” disse Ali à Mohabat News.

Ele conta que um dos residentes lhe imobilizou enquanto outro o atingiu atrás da cabeça com uma panela de água fervendo que o fez desfalecer no chão. Vários outros residentes muçulmanos se juntaram ao ataque. Um terceiro homem entrou no quarto de Ali e começou a depredá-lo.

Missõe Portas Abertas

Nenhum comentário: